Orientação Psicológica Online







 

Procurando Orientação Psicológica ou um Psicólogo On-line?

VOCÊ ESTÁ SENDO REDIRECIONADO AO SITE DE ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA ONLINE DO INPA

A Internet, que tem possibilitado o acesso a notícias do outro lado do mundo em tempo real, entretenimento por meio de jogos on-line ou conversas com pessoas de vários países e de várias culturas, possibilita, também, serviços psicológicos mediados por computador.

Um desses serviços é a Orientação Psicológica Mediada por Computador, ou Orientação Psicológica On-line. Trata-se de uma ferramenta reconhecida e aceita pelo CFP – Conselho Federal de Psicologia, de acorcdo com a Resolução Nº 011/2012  e os profissionais que a praticam devem obedecer o Código de Ética Profissional do Psicólogo.

A Orientação Psicológica On-line é uma alternativa eficiente para situações pontuais nas quais a pessoa necessite de aconselhamento ou avaliação de uma determinada questão e obtenha posterior devolutiva por parte de um profissional de Psicologia, o psicólogo online. Cabe esclarecer que a orientação psicológica mediada por computador não é um tipo de psicoterapia on-line, psyberterapia, psyberpsicoterapia, cyberpsicoterapia ou procedimento similar. A Orientação Psicológica Mediada por Computador é um processo focal, porém eficiente, em situações nas quais a pessoa precisa de apoio para lidar com problemas emergentes, tais como conflitos emocionais, crises agudas de ansiedade, ou até mesmo enfrentar situações de perdas, como o término de relacionamento afetivo-amoroso ou falecimento de ente querido. Algumas pessoas podem procurar uma orientação psicológica on-line para relatar um problema situacional ou permanente a um profissional reconhecidamente capacitado para entendê-lo e tecnicamente preparado para fazer comentários pertinentes sobre a(s) questão(ões) apresentada(s) no intuito de promover o autoconhecimento e até a mudança de comportamentos diante da situação vivida.

As sessões de orientação psicológica on-line têm a duração de 60 minutos, somando interação e registros. A primeira interação pode ser agendada clicando no link do Pagseguro abaixo. Tão logo realize o pagamento, pedimos que nos informe horário de preferência por meio do endereço eletrônico adm@inpaonline.com.br. O número máximo de interações é (20) vinte, sendo essas síncronas ou assíncronas. No InPA, o responsável técnico por esse serviço é o psicólogo Fábio Augusto Caló, CRP 01-7458.
Os psicólogos que realizam os atendimentos de Orientação Psicológica Online podem ser consultados na relação da nossa equipe, clicando AQUI.

Caso queira agendar uma sessão on-line com um psicólogo do InPA, siga com o cursor até a parte inferior da tela e clique no link do sistema de pagamento, Pagseguro ou PayPal. Se quiser agendar/pagar um número maior de sessões, é simples. Edite o campo quantidade.

ATENÇÃO! Fica reservado ao cliente o direito de cancelar a primeira sessão online após o pagamento e de receber os valores pagos de volta, estando ressalvado ao InPA – Instituto de Psicologia Aplicada LTDA o direito de cobrar/reter 10% (dez por cento) do valor total. Essa retenção terá a finalidade de cobrir despesas com taxas praticadas pelo sistema bancário ou Pagseguro.

Se houver urgência nesse agendamento, pede-se que além de clicar na imagem acima e enviar e-mail, telefone para + 55 (61) 3242-1153 no horário comercial.

Logo abaixo são apresentadas algumas perguntas comuns às pessoas que desejam iniciar uma orientação psicológica mediada por computador:

Quem pode se beneficiar da orientação psicológica on-line?

A princípio, qualquer pessoa. Mas, é comum recebermos pessoas que se encontram em cidades pequenas, nas quais não existam psicólogos, brasileiros que se encontrem em outros países, pessoas com alguma deficiência motora (que inviabiliza ou dificulta a locomoção) e pessoas que têm resistência ao atendimento psicoterápico. Outras pessoas, quando recebem alta da psicoterapia, desejam manter uma interação com o psicólogo que as atendeu e a orientação psicológica mediada por computador pode ser uma ferramenta que possibilita apoio na manutenção das mudanças conquistadas durante a psicoterapia. É importante salientar que o atendimento a menores de idade só pode ser realizado mediante autorização expressa dos pais ou responsáveis legais.

O atendimento às crianças, adolescentes e interditos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância deverá obedecer aos critérios do Estatuto da Criança e do Adolescente, ao Código de Ética da(o) psicóloga(o) e aos dispositivos legais cabíveis. Crianças e adolescentes precisam da autorização expressa dos pais ou responsável legal para participar das sessões de Orientação Psicológica On-line.

A orientação psicológica on-line é um serviço gratuito?

Não. Esse é um serviço como vários outros prestados por profissionais tecnicamente capacitados. Lembre-se de que, no InPA, os profissionais que atendem são sempre psicólogos com pós-graduação na área e que se mantêm atualizados por meio de leituras, participação ativa em congressos e grupos de discussão. Leia o currículo desses profissionais em www.psicologiaonline.net.br/psicologos-online-quem-somos. O responsável técnico por esse serviço é o psicólogo Fábio Augusto Caló, CRP 01-7458.

 

Se quiser pagar um número maior de sessões, é simples. Edite o campo quantidade.

Como sei que a pessoa que presta esse serviço de Psicologia online é mesmo um profissional?

Inicialmente, cabe dizer que todos os sites que divulguem ou possibilitem por meio de sistemas próprios a orientação psicológica mediada por computador devem ser cadastrados no site do CFP – Conselho Federal de Psicologia e devem possuir um selo específico igual ao que está logo abaixo. Ao clicar sobre o selo, o navegador deve ser direcionado à uma pagina do CFP, contendo informações sobre o site, a clínica e o responsável técnico cadastrado.

Além disso, os sistemas que são utilizados pelos psicólogos online do InPA são sempre de comunicação em tempo real e que envolvem imagem e som, possibilitando que você veja claramente com quem está falando. Por último, solicitamos que as pessoas leiam os currículos dos profissionais, onde são informados seus números de registro no CRP 01 – Conselho Regional de Psicologia da 1ª Região – http://www.crp-01.org.br ou CRP de outra região.

O que é necessário para essa orientação psicológica?

Por usarmos apenas sistemas de comunicação em tempo real, solicitamos que o orientando utilize um computador com velocidade do processador, memória RAM e velocidade de conexão (banda larga) que possibilitem o funcionamento adequado do tráfego de imagem e som concomitantemente. Os programas utilizados são o Skype e MSN.

Ambos são gratuitos e amplamente utilizados para esse tipo de comunicação. Além disso, solicitamos a utilização de um headset (fone de ouvido com microfone) e local livre do acesso de outros pessoas, para que as conversas tenham privacidade.

Os orientandos devem ter atenção ao fato de que, embora sejam utilizados recursos como anti-vírus e firewall, essa comunicação não é totalmente segura.

Para maiores informações , envie e.mail para adm@inpaonline.com.br.

NEWSLETTER