Psicólogo em Brasília, DF

psicologo-brasilia-dfQuando precisamos de um odontólogo, um fisioterapeuta ou um pediatra, buscamos referência de profissionais que já tenham realizado intervenções eficazes e que tenham deixado seus clientes satisfeitos. No entanto, nem sempre conseguimos indicações destes profissionais e ai temos que “arriscar” uma contratação. Isso ocorre na área de saúde em geral.

Por exemplo, quando precisamos de um psicólogo, nem sempre conseguimos obter indicação de bons profissionais.

Sendo assim, temos que buscar na internet, listas de convênio, ou anúncios em revistas. Mas, como aumentar as chances de realizar uma boa escolha quando precisamos do profissional de Psicologia?

Procurando um psicólogo em Brasília, DF?

Como descobrir um profissional habilitado e competente para conduzir atendimento psicológico? Algumas dicas podem ser importantes no intuito de garantir, assim, sucesso no processo psicoterápico:

– Verifique se a clínica e o profissional têm registro no CRP – Conselho Regional de Psicologia na área onde atuam. O Número do registro no CRP pode ser informado pelo próprio profissional ou pela secretária do estabelecimento. Ninguém pode se negar a dar esta informação. De posse do número do registro ou nome completo você pode procurar o conselho e verificar se o profissional está devidamente registrado.  Para se certificar do CRP de um psicólogo em Brasília, DF, o telefone do CRP 01 é (61) 3030-1010.

– Estando devidamente registrado no conselho, é importante buscar as credenciais do profissional. Procure saber sobre os lugares onde atuou, sobre a experiência profissional e se ele possui especializações.

– Procure saber se o profissional busca constante atualização dos conhecimentos científicos. A Psicologia enquanto ciência evolui e há, freqüentemente, descobertas de estratégias de intervenção mais eficazes. A participação ativa e/ou passiva em congressos, seminários e o vínculo com associações ou instituições de ensino pode revelar a busca do profissional pela atualização de conhecimentos. A participação em grupos de estudo, também, faz com que o profissional se exponha, revele os seus conhecimentos e habilidades e troque experiências nas intervenções psicoterápicas.

– Muito tempo de atuação ou idade do profissional não são, necessariamente, garantia de que você está diante de um bom psicólogo. Um profissional de Psicologia pode se manter atendendo clientes ao longo de anos sem que venha conseguindo novos conhecimentos, sem adquirir mais experiência profissional ou, até mesmo, sem ter obtido sucesso nas suas intervenções. Psicologia é uma ciência e, portanto, exige estudo e dedicação do profissional. Não se deixe convencer por uma barba ou pelos cabelos grisalhos.

– Desconfie de valores abaixo das tabelas do CFP – Conselho Federal de Psicologia para consultas particulares. Os valores de tabela podem ser obtidos em http://www.crp-01.org.br.

Esperamos que essas dicas possam ajudar você caso não possua a referência de psicólogos em Brasília, DF.

*Imagem obtida em
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/69/Congresso Nacional_Bras%C3%ADlia.jpg

Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Brasília, DF.

Share

NEWSLETTER