Psicoterapia Individual

Buscando Psicoterapia Individual em Brasília?

psicoterapia-individualA psicoterapia é, provavelmente, a mais clássica e mais conhecida modalidade de terapia psicológica. O leigo em Psicologia evoca com facilidade a cena em que psicólogo e cliente encontram-se para o atendimento clínico. Pessoas que nunca passaram pela psicoterapia costumam se perguntar: Qual a finalidade de uma pessoa procurar um psicólogo? Ela está “ficando doida”? Que tipo de problemas não consegue resolver sozinha? Existe uma certa dificuldade para classificar “loucura” no senso comum. Louco é aquele que faz coisas de modo muito diferente da média das pessoas consideradas normais, e, por vezes, também tem um problema médico-psiquiátrico.

Mas o psicólogo, em consultório, nem sempre tem a oportunidade de tratar a “loucura”, ou seja o transtorno descrito nos manuais de psicopatologia. Pelo contrário, o psicólogo trata, na maior parte dos casos, pessoas comuns, que têm vidas comuns, as quais nem se cogita a possibilidade de terem algum tipo de “loucura”.

Os problemas tratados por meio da psicoterapia variam de modo amplo. Entretanto, podem ser enquadrados em uma grande categoria chamada “problemas de relacionamento”, sejam relacionamentos do indivíduo com o mundo, com as pessoas ou consigo mesmo.

Freqüentemente, tais problemas não são visivelmente percebidos. Por exemplo: o sofrimento por medo de perder alguém pode ser muito silencioso; incomodar-se por não saber lidar em situações sociais; medo de fechar grandes negócios numa empresa; medo de dirigir um carro sozinho(a); ansiedade diante dos problemas do cotidiano. Tais golpes na auto-estima não são, muitas vezes, comunicados aos outros. Outras vezes são, mas quem ouve não dispõe de instrumentos para ajudar com eficácia.

O trabalho feito numa psicoterapia visa reduzir o sofrimento do indivíduo; identificar e partilhar com o cliente as causas e as condições que o mantém sofrendo; buscar estratégias para que ele, por si mesmo, aprenda a lidar, no futuro, com novas dificuldades, novos sofrimentos que possam aparecer.

O psicoterapeuta com sólida formação Psicologia é um profissional que possui conhecimento teórico, técnico e prático em auxiliar as pessoas a resolver problemas, enfrentar dificuldades e lidar com o sofrimento, muitas vezes eliminando os eventos geradores desses problemas e do sofrimento. Esse conhecimento profissional aliado às experiências de vida do cliente, ajuda a promover naquele que procura a psicoterapia mais autoconhecimento; melhoria da auto-estima; eliminação de sentimentos e comportamentos indesejados; maior capacidade de lidar com pessoas; mais habilidade de análise das circunstâncias da vida, os principais determinantes daquilo que faz, mas não quer fazer e maior planejamento de ações futuras.

Várias são as abordagens que orientam o psicólogo quanto à prática da psicoterapia. E uma das abordagens que se destaca pela eficácia nas intervenções é a abordagem da Terapia Comportamental. Ao contrário do que é apresentado em algumas concepções errôneas sobre Terapia Comportamental e sobre a atuação do psicólogo comportamentalista na psicoterapia individual, a relação do psicoterapeuta dessa abordagem psicológica com o cliente não é distante, nem impessoal. Nessa forma de psicoterapia, busca-se a interação sincera e humana, permeada pelo interesse genuíno na melhora do sofrimento do cliente.

Por sua atualidade e sua consistente base científica, a Terapia Comportamental apresenta resultados significativos em um período de tempo menor do que as terapias tradicionais. Essa abordagem tem sido cada vez mais procurada por pessoas de diferentes idades, com diferentes formações acadêmicas  ou diferentes visões de mundo, mas que busquem alívio do sofrimento psicológico de forma eficiente.

Em Brasília, o Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada dispõe de corpo clínica especializado em psicoterapia seguindo a abordagem comportamental. São profissionais filiados às principais entidades representativas da área no Brasil, ABPMC – Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental  e ACBr – Associação Brasileira de Análise do Comportamento.

Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Brasília, DF.

NEWSLETTER