Treino de Habilidades Sociais

Aqueles indivíduos tímidos, os que se percebem pouco habilidosos socialmente e até os fóbicos sociais podem desenvolver repertório para o contexto de interação pessoal, familiar, acadêmico e/ou profissional por meio do Treino de Habilidades Sociais (THS). O THS é uma ferramenta que o psicólogo dispõe para ajudar os clientes a instalar, ampliar ou lapidar as habilidades sociais. Seja para iniciar, manter ou finalizar conversações, uma pessoa precisa saber o que fazer, como fazer e quando fazer. E mais que simplesmente gerenciar conversações, as pessoas precisam aprender a se relacionar nos contextos sociais.

O Treino de Habilidades Sociais (THS) consiste em compreender as dificuldades sociais dos clientes a fim de propor estratégias e intervenções baseadas na análise (funcional) do comportamento. Por meio do acesso à história de vida da pessoa pouco habilidosa socialmente, busca-se o entendimento dos porquês de ela ter baixo repertório nessa área da vida. Essa história, com freqüência,  envolve (a) poucos modelos de comportamentos socialmente habilidosos, (b) falta de aprendizagem/modelagem do comportamento habilidoso socialmente e/ou (c) punição de comportamentos emitidos no contexto social.

Sendo assim, a tarefa do terapeuta para ajudar o cliente a modificar comportamentos inadequados consiste em fazer análise do contexto do comportamento histórico e presente do cliente; identificar com o cliente os comportamentos sociais que estão com baixa frequência; e desenvolver estratégias para que esses comportamentos sociais aumentem em frequência.

Em Brasília, nós podemos ajudar caso você precise desenvolver-se no contexto social.

Palavras chave: Treino de Habilidades Sociais em  Brasília

Inpa –  Instituto de Psicologia Aplicada, Brasília, DF.

NEWSLETTER