Terapia Sexual

Terapia Sexual, Disfunções Sexuais e Parafilias

terapia-sexual-brasiliaA terapia sexual é o tratamento das disfunções ou inadequações sexuais. Como exemplo de disfunções sexuais no homem, pode-se citar a disfunção erétil, a ejaculação prematura e o transtorno orgásmico. Na mulher, exemplos de disfunções sexuais podem ser a falta de desejo sexual e a anorgasmia. Outros problemas sexuais, tais como as parafilias (desvios sexuais) e transtorno de identidade de gênero, também podem ser tratados pela terapia sexual.

A sexualidade humana é um fenômeno complexo onde estão presentes fatores biológicos, psicológicos e socioculturais. Na identificação e definição das disfunções e desvios do comportamento sexual, está presente a multideterminação.

As disfunções sexuais relacionam-se ao intercurso sexual em uma das seguintes fases: (1) desejo, (2) excitação, ou (3) orgasmo.

As parafilias ou desvios sexuais são os comportamentos sexuais que se dirigem a objetos ou eventos que escapam à normas socialmente aceitas e estabelecidas. O fetichismo, o masoquismo e a pedofilia se enquadram neste grupo.

O transtorno de identidade de gênero caracteriza-se pelo desconforto e dificuldade do sujeito com o próprio sexo biologicamente determinado.

Essas classificações são meramente descritivas e diagnósticas. Isto é, servem mais aos profissionais para fins de registro. Para cada um dos problemas sexuais acima citados, é importante o levantamento detalhado do histórico da pessoa que os vivencia. Os psicólogos do Inpa têm como diferencial o trabalho em sexualidade com base na terapia comportamental, que se destaca de outras abordagens pela eficiência e rapidez na produção de resultados. Essa abordagem busca (a) o levantamento detalhado da história de vida de cada cliente, (b) a relação dessa história com o desempenho sexual, (c) a identificação das variáveis presentes e mantenedoras do problema e (d) a intervenção com técnicas especificas da terapia sexual. Por exemplo, uma história de vida que tenha produzido inibição sexual para uma mulher pode ser determinante de um quadro de ausência de orgasmo. Como determinantes presentes e mantenedores das disfunções, pode-se citar o conflito na relação conjugal e/ou a falta de comunicação entre o casal.

No Inpa, a formulação clínica sobre as dificuldades sexuais do cliente de terapia sexual é feita de forma individualizada, adequando-se as técnicas de intervenção ao tratamento específico, o que acelera a resolução do problema e previne recidivas.

Se você é psicólogo ou estudante de Psicologia, conheça o nosso curso de extensão online Terapia Sexual na Clínica Comportamental.

Palavras chave: Terapia Sexual em  Brasília

Inpa –  Instituto de Psicologia Aplicada, Brasília, DF.

NEWSLETTER