Psicoterapia Analítico Funcional FAP: O que é e como fazer? – Curso Teórico

A Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) vem crescendo ao longo dos anos por utilizar os preceitos do behaviorismo radical em favor do trabalho da própria relação terapêutica. Para isso é necessário que o terapeuta consiga reconhecer as dificuldades de seu cliente ocorrendo nessa relação bem como saber lidar com elas de forma terapêutica.

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Caso prefira fazer depósito ou transferência para conta corrente do BANCO DO BRASIL, seguem informações: Ag. 1004.9, C.C/ 15.322-2. Essa conta está em nome de InPA – Instituto de Psicologia Aplicada LTDA. Para depósito no BANCO ITAÚ, os dados são: Ag. 7011, C.C/ 33.434-4, em nome de Fábio Augusto Caló. NESSE CASO, observe o valor acima apresentado conforme a categoria e a data, faça a operação bancária e envie o comprovante para [email protected] .

Público Alvo

Alunos de psicologia do 4º e 5º ano de graduação ou recém-formados que já estejam estagiando ou atuando em atendimento psicoterápico individual.

Objetivo

O objetivo do curso “Psicoterapia Analítico Funcional FAP: O que é e como fazer?” é de desenvolver nos alunos o conhecimento teórico que envolve a FAP bem como capacitá-los a identificar e saber como trabalhar com as dificuldades do cliente que ocorrem dentro da sessão terapêutica. Além disso, se pretende discutir o próprio desenvolvimento do terapeuta FAP através de supervisão bem como o desenvolvimento da teoria, que se encontra em constante evolução.

Instrutoras do Curso Online Psicoterapia Analítico Funcional FAP

Alessandra Villas Boas: Possui graduação em Psicologia (2003) e mestrado em Psicologia Experimental, ambos pela Universidade de São Paulo (2006), tendo o último recebido menções de distinção e Louvor pela banca examinadora. Tem experiência na área clínica, tendo trabalhado com atendimento infantil, de adulto, de casal, orientação profissional e como supervisora; experiência em docência universitária, tendo ministrado disciplinas de Análise do Comportamento; e experiência como acompanhante terapêutico. É Coordenadora Editorial do Boletim Contexto, uma publicação da ABPMC. Atualmente, é doutoranda no Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo, investigando experimentalmente os mecanismos de ação da Psicoterapia Analítica Funcional (FAP), além de investigar suas formas de ensino e formação.

Cláudia Oshiro: Graduada em Psicologia e mestre em Educação Especial (“Exclusão com estímulos visuais e múltiplas relações de condicionalidade na linha de base”; dissertação orientada pela Profa. Dra. Deisy de Souza) pela Universidade Federal de São Carlos, doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (“Delineamento experimental de caso único: a Psicoterapia Analítica Funcional com dois clientes difíceis”; tese orientada pela Profa. Dra. Sonia Meyer). É especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva pela Universidade de São Paulo – USP/SP. Atualmente é docente e supervisora clínica no curso de pós-graduação em Terapia Comportamental e Cognitiva da USP/SP, pesquisadora do Laboratório de Terapia Comportamental da mesma universidade e terapeuta analítico-comportamental. Atualmente, é presidente da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental.

Promoção

Indique os seus amigos para o curso dePsicoterapia Analítico Funcional FAP e ganhe descontos na sua matrícula. Indique 04 amigos e ganhe 100%, 03 amigos 75%, 02 amigos 50%, e indicando 01 amigo você ganha 25% de desconto. Lembramos que para obter o referido desconto, todos os indicados deverão ter suas inscrições efetivadas e o beneficiado do desconto precisára fazer o pagamento por meio de operação bancária e/ou cheque. Participe!

Carga Horária

O curso online possui 30 (trinta) horas.

Datas das Aulas para a Turma 01/2013(MATRÍCULAS ENCERRADAS):

Datas e horário: A serem definidos

Programação: Módulo 1 – Introdução à FAP (aulas 1 e 2) Módulo 2 – Trabalhando a relação terapêutica (aulas 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) Módulo 3 – Compreendendo o percurso da sessão e terapia FAP (aulas 10, 11 e 12) Módulo 4 – FAP fora do contexto clínico.

Tópicos do Curso

  • Conceitos básicos e Introdução à Psicoterapia Analítica Funcional
  • Conceituação de caso
  • Compreendendo a parte experiencial da FAP: CRB1, CRB2, Regra 1 e 2
  • Compreendendo a parte experiencial da FAP: Regra 3 e Regra 4
  • Compreendendo a parte experiencial da FAP: Regra 3 e Regra 4
  • Análise de trechos de sessões: identificando CRBs e Regras
  • Relação terapêutica, intimidade e vulnerabilidade
  • Identificando e trabalhando com as dificuldades do terapeuta: T1 e T2
  • Compreendendo a parte interpretativa da FAP: CRB3 e Regra 5
  • Interação lógica da FAP e percurso da terapia
  • Análise de trechos de sessões: identificando CRBs e Regras
  • Utilizando a FAP no processo de supervisão
  • Pesquisa em FAP: uma revisão da bibliografia
  • Revisão e Fechamento

ATENÇÃO, hora oficial de Brasília-DF, Brasil. Alunos que estejam fora de Brasília devem consultar a diferença de fuso horário, pois não há reposição de aulas..

Os alunos terão direito a duas faltas, sendo que a gravação de cada aula perdida deverá ser assistida e o aluno deverá entregar uma apreciação por escrito do conteúdo.

Método

O curso é ministrado online, em tempo real através de um sistema de Ensino à Distância especialmente preparado para este fim. Os participantes receberão material complementar para leitura e poderão participar de discussões ou tirar dúvidas sobre os temas tratados na aula em um grupo online e através de e-mail. A parte conceitual e técnica do curso se desenvolverá a partir de exemplos de situações clínicas e estudos de caso, de modo facilitar a compreensão do aluno e aproximá-lo ainda mais da realidade da Terapia Analítico Funcional.

Vejam algumas telas do sitema utilizado por nós

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Inscrições

AS VAGAS SÃO LIMITADAS. As incrições podem ser feitas online por meio do botão do Pagseguro abaixo. Você tem interesse em participar, mas ainda está com alguma dúvida? Leia a FAQ abaixo, contate-nos por meio do e.mail [email protected] ou envie mensagem por meio da nossa fan page no Facebook, www.facebook.com/inpapsicologia.

Ao fazer a matrícula, o aluno declara estar ciente de qual é a metodologia utilizada nas aulas online e assume responsabilidade por utilizar computador e conexão de internet com configurações mínimas para o funcionamento da plataforma utilizada pelo InPA. Para informações técnicas, o aluno deve acessar o seguinte link:www.webex.com.br/support/support-system-requirements.htmlO aluno também declara estar ciente que, para participar do curso, precisa nescessariamente estar atuando como psicoterapeuta, seja em clínica-escola ou consultório/ clínica particular.

O valor da matrícula pode ser dividido por meio do sistema Pagseguro. Antes de optar por dividir o pagamento, favor verificar a política da divisão dos valores praticadas pelo Sistema Pagseguro, bem como os possíveis acréscimos ao valor final do curso.

Fica reservado ao aluno o direito de cancelar a matrícula no curso online, estando ressalvado ao InPA – Instituto de Psicologia Aplicada LTDA o direito de reter 10% (dez por cento) do valor total da matrícula no caso de pagamento por meio operação bancária e Pagseguro. Esse cancelamento pode se dar até a data da primeira aula do curso. Após essa data, o aluno poderá solicitar trancamento da matrícula e aproveitar o valor da inscrição para inscrição total ou parcial noutra turma ou noutro curso online promovido pelo Inpa. Essa retenção terá a finalidade de cobrir despesas com taxas praticadas pelo sistema bancário ou Pagseguro.

FAQ – Principais Dúvidas

Esse curso online fornece certificado? SIM. Após aconclusão do curso, os alunos que tiverem participado de, no mínimo dez aulas, receberão o certificado em arquivo PDF de alta resolução.

O aluno pode assistir às aulas em horário diferente do anunciado? SIM. Contudo, o aproveitamento maior é do aluno que esteja presente no momento exato em que a aula é ministrada. A gravação da aula poderá ser disponibilizada por até uma semana para aqueles alunos que não puderem assistir a aula em tempo real. Cabe informar: ainda que raramente, problemas técnicos podem impedir a gravação da aula.

 

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