Terapia Analítico-Comportamental: Intervenção Verbal e Habilidades Sociais do Terapeuta

O curso online “Terapia Analítico-Comportamental: Intervenção Verbal e Habilidades Sociais do Terapeuta” foi elaborado com o objetivo de desenvolver repertório de intervenções baseadas na interação verbal e de habilidades sociais necessários à prática da terapia analítico-comportamental.

Share

Matricule-se através do PagSeguro:

Categoria Valor Promocional
(até )
  Valor Normal
(até )
Estudantes

Prazo expirado

 

Prazo expirado

       
Profissionais

Prazo expirado

 

Prazo expirado

Fundamentação do Curso Online Terapia Analítico-Comportamental: Intervenção Verbal e Habilidades Sociais do Terapeuta

Terapia Analítico ComportamentalA Terapia Analítico-Comportamental pode ser considerada um conjunto tecnológico para intervenção baseado nos dados obtidos por meio da Ciência do Comportamento, a Análise Experimental do Comportamento, nas importantes reflexões orientadas pela filosofia de ciência denominada de Behaviorismo Radical e por meio dos dados produzidos na Análise do Comportamento Aplicada.

Muito do trabalho do terapeuta analítico comportamental consiste em coletar informação junto ao cliente, observar direta e indiretamente comportamentos e procurar a relação funcional entre esses comportamentos e o contexto histórico e presente na vida daquele que procura a terapia. Além desse trabalho, o terapeuta precisa intervir no intuito de ajudar o cliente a reduzir a freqüência de comportamentos indesejáveis/inadequados e/ou aumentar a frequência de comportamentos desejáveis e mais adaptados ao contexto do cliente.

Para intervir, o terapeuta precisa descrever, orientar, solicitar, propor, reformular conceitos, cobrar o seguimento das cláusulas que norteiam a relação terapêutica.  E mais, precisa fazer isso preservando a relação com o cliente e produzindo o menor custo emocional tanto para cliente, quanto para o próprio terapeuta. Sendo assim, entende-se que a interação verbal entre cliente e terapeuta precisa ser conduzida de forma treinada e habilidosa.

O curso online “Terapia Analítico-Comportamental: Intervenção Verbal e Habilidades Sociais do Terapeuta” foi elaborado com o objetivo de desenvolver repertório de intervenções baseadas na interação verbal e de habilidades sociais necessários à prática da terapia analítico comportamental.

Público Alvo

Psicólogos e alunos de Psicologia.

Pré Requisitos

Conhecimento dos princípios básicos do comportamento, noções teóricas ou alguma experiência prática (estágio ou atendimento profissional) na clínica comportamental.

Objetivo

Desenvolver, nos participantes do curso, repertório de intervenção verbal e de habilidades sociais necessárias à prática da terapia analítico-comportamental.

Programação

  • Breve histórico da Terapia Analítico-Comportamental
  • Habilidades de intervenção desejáveis do terapeuta analítico-comportamental;
  •  A importância das habilidades sociais do terapeuta na prática da terapia analítico-comportamental;
  •  Aplicação das habilidades interpessoais na terapia
  •  Formando vínculo entre terapeuta e cliente e preparando o contexto para a reformulação de conceitos e confrontação;
  • Comportamento governado por regras e a clínica analítico-comportamental
  • Utilizando habilidades de comunicação verbal e não-verbal na terapia;
  •  Apresentando feedback e recebendo feedback do cliente;
  •  Expondo sentimentos no consultório;
  •  Assertividade e cobrança de honorários profissionais; e
  •  Ética profissional e relação terapêutica: limites tênues e barreiras necessárias.

Caso prefira fazer depósito ou transferência para conta corrente do BANCO DO BRASIL, seguem informações: Ag. 1004.9, C.C/ 15.322-2. Essa conta está em nome de InPA – Instituto de Psicologia Aplicada LTDA. Para depósito no BANCO ITAÚ, os dados são: Ag. 7011, C.C/ 33.434-4, em nome de Fábio Augusto Caló. NESSE CASO, observe o valor acima apresentado conforme a categoria e a data, faça a operação bancária e envie o comprovante para ead@www.inpaonline.com.br .

Carga Horária

O curso online possui 30 (trinta) horas, incluindo horas aula e de atividades extra classe.

Datas das Aulas para a Próxima Turma:

Dias: A Definir, sempre das 08h às 13h (manhã).

ATENÇÃO, hora oficial de Brasília-DF, Brasil. Alunos que estejam fora de Brasília devem consultar a diferença de fuso horário, pois não há reposição de aulas.. Os alunos terão direito a duas faltas, sendo que a gravação de cada aula perdida deverá ser assistida e o aluno deverá entregar uma apreciação por escrito do conteúdo.

Instrutor do Curso

Fábio Augusto Caló –  CRP:01/7458 : Psicólogo pelo UniCEUB em 1998 e Mestre em Psicologia na área de concentração “Processos Comportamentais” pela UnB em 2005. Nessa universidade, realizou pesquisas na área do comportamento governado por regras. Estagiou na Clínica do UniCEUB na área de Terapia Sexual e participou de atividade de extensão na Instituição Psiquiátrica ISM – Instituto de Saúde Mental. Tem formação em Terapia Comportamental pelo INSPAC- Instituto São Paulo de Análise do Comportamento. É idealizador e instrutor do Workshop de Assertividade, treinamento vivencial pioneiro em Brasília, que tem auxiliado várias pessoas a agirem de maneira afirmativa nas relações interpessoais de amizade, trabalho e na relação afetivo-amorosa. É palestrante, tendo abordado temas como relações interpessoais, assertividade, timidez, inveja, disfunções sexuais, saúde e segurança do trabalho, terapia comportamental, dentre outros em congressos de psicologia, empresas, órgãos do governo e ciclos de palestras abertos ao público. Ministrou cursos na área de gestão para o SENAC e Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL/DF. Foi facilitador do Grupo de Trabalho para Elaborar Estudos e Apresentar Propostas para Dinamização dos Recursos Humanos na Câmara dos Deputados e atuou junto à coordenação do Programa de Ambientação para Analistas Legislativos na Câmara. Ministrou palestras durante a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – na CAESB, durante o Curso de Especialização em Gestão Pública em Assistência Farmacêutica e Curso de Especialização em Farmácia Hospitalar, ambos da Faculdade de Ciências de Saúde – UnB. Atuou na área da Psicologia do Esporte com o time profissional de futebol de campo de Sobradinho – DF e futebol de salão da ASBAC, tendo como objetivo otimizar o desempenho das equipes. É membro pleno e membro do Conselho Deliberativo da ACBr – Associação Brasileira de Análise do Comportamento e filiado à ABPMC – Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Ambas entidades reconhecidas internacionalmente e que objetivam o desenvolvimento da Ciência do Comportamento nos campos teórico-filosófico, experimental, metodológico e tecnológico. É diretor do InPA – Instituto de Psicologia Aplicada, onde realiza atendimentos psicoterápicos a adolescentes, adultos, casais e famílias, supervisiona os atendimentos de outros psicoterapeutas e coordena programas de intervenção em casos de transtorno de ansiedade e transtornos fóbicos, como o medo de dirigir e medo de falar em público.

Método

O curso é ministrado online, em tempo real através de um sistema de Ensino à Distância especialmente preparado para este fim. Os participantes receberão material complementar para leitura e poderão participar de discussões ou tirar dúvidas sobre os temas tratados na aula em um grupo online e através de e-mail. A parte conceitual e técnica do curso se desenvolverá a partir de exemplos de situações clínicas e estudos de caso, de modo facilitar a compreensão do aluno e aproximá-lo ainda mais da realidade da Terapia Analítico Comportamental.

Vejam algumas telas do sistema utilizado por nós

tela-sala-curso-inpa-02 tela-sala-curso-inpa-05
tela-sala-curso-inpa-03 tela-sala-curso-inpa-01
tela-sala-curso-inpa tela-sala-curso-inpa-04

Inscrições

AS VAGAS SÃO LIMITADAS. As incrições podem ser feitas online por meio do botão do Pagseguro abaixo. Você tem interesse em participar, mas ainda está com alguma dúvida? Leia a FAQ abaixo, contate-nos por meio do e.mail ead@www.inpaonline.com.br ou envie mensagem por meio da nossa fan page no Facebook, www.facebook.com/inpapsicologia.

Ao fazer a matrícula, o aluno declara estar ciente de qual é a metodologia utilizada nas aulas online e assume responsabilidade por utilizar computador e conexão de internet com configurações mínimas para o funcionamento da plataforma utilizada pelo InPA. Para informações técnicas, o aluno deve acessar o seguinte link:www.webex.com.br/support/support-system-requirements.htmlO aluno também declara estar ciente que, para participar do curso, precisa nescessariamente estar atuando como psicoterapeuta, seja em clínica-escola ou consultório/ clínica particular.

O valor da matrícula pode ser dividido por meio do sistema Pagseguro. Antes de optar por dividir o pagamento, favor verificar a política da divisão dos valores praticadas pelo Sistema Pagseguro, bem como os possíveis acréscimos ao valor final do curso.

Fica reservado ao aluno o direito de cancelar a matrícula no curso online, estando ressalvado ao InPA – Instituto de Psicologia Aplicada LTDA o direito de reter 10% (dez por cento) do valor total da matrícula no caso de pagamento por meio operação bancária e Pagseguro. Esse cancelamento pode se dar até a data da primeira aula do curso. Após essa data, o aluno poderá solicitar trancamento da matrícula e aproveitar o valor da inscrição para inscrição total ou parcial noutra turma ou noutro curso online promovido pelo Inpa. Essa retenção terá a finalidade de cobrir despesas com taxas praticadas pelo sistema bancário ou Pagseguro.

Promoção

Indique os seus amigos para esse curso online e ganhe descontos na sua matrícula. Na indicação de quatro amigos 100%, três amigos, 75%,  dois amigos 50%, e indicando um amigo, você ganha 25% de desconto. Lembramos que para obter o referido desconto, todos os indicados deverão ter suas inscrições efetivadas e o beneficiado do desconto precisára fazer o pagamento por meio de operação bancária e/ou cheque. Participe!

FAQ – Principais Dúvidas

Esse curso online fornece certificado? SIM. Após a conclusão do curso, os alunos que tiverem participado de, no mínimo  80% de frequência, receberão o certificado em arquivo PDF de alta resolução.

O aluno pode assistir às aulas em horário diferente do anunciado? SIM. Contudo, o aproveitamento maior é do aluno que esteja presente no momento exato em que a aula é ministrada. A gravação da aula poderá ser disponibilizada por até uma semana para aqueles alunos que não puderem assistir a aula em tempo real. Cabe informar: ainda que raramente, problemas técnicos podem impedir a gravação da aula.

Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada. Brasília, DF

Share
× Quer agendar a sua consulta?