Princípio 2 para o casamento dar certo

Hoje, darei sequência ao primeiro dos sete posts que apresentarão os princípios para o casamento dar certo, conforme Gottman e Silver. E o segundo princípio envolve Nutrir a Afeição e a Admiração.
Você listaria rapidamente três características que você admira no seu cônjuge? Quando você chega em casa, você é recebido(a) com alegria por ela(e)? Você aprecia a personalidade dele(a)? Se você respondeu “sim” às três perguntas, parece que o Sistema de Carinho e de Admiração no seu casamento vai bem. Mas, se respondeu “não” a, pelo menos, duas dessas questões, você me parece encrencado(a). É claro que eu precisaria saber um tanto mais sobre o seu casamento para ser enfático ao afirmar que ele caminha bem quanto a um dos sete princípios, contudo vale refletir sobre as suas respostas.

Manter o sentimento de carinho e de admiração não é fácil quando deixamos que os defeitos do outro, bem como os momentos ruins da relação falem alto dentro de nós.
Quando o momento presente da relação parecer ruim e, quando você não tatear mais esses sentimentos envolvidos no segundo princípio, considere você e o seu cônjuge revisitarem o passado que os uniu e as situações de conquistas, períodos de crescimento, momentos de construção e de bem estar na relação. Tentem se lembrar da roupa que vestiam quando se viram pela primeira vez e no que sentiram naquele momento. Procurem se recordar também de uma viagem agradável que fizeram, dos sorrisos que trocaram e daquelas características positivas que você sempre viu nele(a). Se o seu casamento está passando por momento delicado, ponha em prática as orientações acima, bem como orientações anteriores fornecidas aqui. A mudança de comportamento é necessária para que vocês saiam da condição onde estão e experienciem uma nova fase. Eu creio que seja possível.

Por Fábio Caló, psicólogo.

Share

Comente!