Convênios e Psicologia em Brasília

Convênios e Psicologia em Brasília – DF

Convênios e PsicologiaUNIMED, CASSI, AMIL, SULAMÉRICA, BRADESCO SAÚDE, GOLDEN CROSS, MEDIAL, PLAN ASSISTE, SIS, CAIXA SAÚDE ou outro pode ser o seu plano de saúde. E, você, muito provavelmente, já buscou por um psicólogo na sua lista de convênios. É possível que tenha encontrado esse profissional, mas se deparou com a demora para ser atendido ou simplesmente não se identificou com o profissional ou a abordagem da psicoterapia que achou. Em função disso, há  quem generalize e acredite que todos os profissionais que atendem por meio de planos de saúde ou convênios não são bons profissionais (tecnicamente falando), mas isso é uma afirmação equivocada. Atender por convênio é uma questão de competir num mercado no qual os clientes são mais e mais exigentes, buscam maximizar as possibilidades a partir dos recursos que possuem e entendem que o bom profissional pode ser encontrado sim, ainda que por acaso e numa lista de convênio.

Mas alguns cuidados devem ser adotados no intuito de se evitar frustrações quando se procura psicoterapia por meio de convênios e, para isso, sugerimos uma interessante leitura que aborda como encontrar um bom profissional de psicologia em Brasília – DF.

Cabe, também, uma ressalva. Há grande mudança nas listas de profissionais ou clínicas quando analisamos convênios e Psicologia. Isto é, há alta rotatividade nessas listas, profissionais saindo dos convênios e novos entrando. Isso acontece porque um psicólogo clínico, para produzir resultados com os seus clientes, depende de atendimentos que durem aproximados 60 minutos e o valor de hora pago pelos planos de saúde ou convênio pode ser inferior a R$ 30,00. Na área de saúde, há outros profissionais que conseguem (não sabemos como) fazer anamnese em 3 minutos e uma intervenção/prescrição em mais 2 minutos. E assim, no mesmo intervalo de tempo da sessão de psicoterapia, eles atendem até doze clientes/pacientes, o que eleva o valor dos honorários de uma hora a R$ 360,00. Pela natureza da consulta com o psicólogo e pela metodologia disponível para qualquer psicólogo, precisamos de aproximados 60 minutos para acolher demanda e intervir.

Outro ponto para reflexão, como os planos de saúde ou convênios não consideram as intervenções tais como, dessensibilização sistemática, treino assertivo, EMDR ou outro como procedimento diferenciado, nem remunerem  profissional psicólogo a mais por utilizar algumas dessas técnicas, esse profissional geralmente adere ao plano de saúde ou convênio, mantém-se lá durante um tempo e, depois, busca atuar apenas com a clínica particular.

No Inpa, acolhemos clientes que tenham convênios ou planos de saúde por meio de desconto no valor particular das sessões. A nossa busca é sempre tentar agendar o cliente com a maior urgência, muitas vezes no mesmo dia, pois sabemos que quem sente dor ou tem a necessidade de abordar um problema psicológico não quer ou não pode esperar.  Confira essas condições diferenciadas contatando o instituto por meio do fone (61) 3242-1153.

Palavras chave: Convênios e Psicologia em  Brasília

Inpa –  Instituto de Psicologia Aplicada, Brasília, DF.