Terapia Cognitivo Comportamental

Procurando Terapia Cognitivo Comportamental em Brasília?

terapia-cognitivo-comportamental-brasiliaA chamada Terapia Cognitivo Comportamental, embora considerada por alguns dos seus defensores um avanço em relação à Terapia Comportamental conta com, praticamente, as mesmas ferramentas de intervenção quando comparada à essa segunda forma de terapia psicológica. Cabe esclarecer que os terapeutas comportamentais compreendem, tanto quanto os terapeutas cognitivo comportamentais, que os fenômenos denominados de processos cognitivos devem ser alvo de atenção, de análise e de intervenção por parte da ciência básica, da ciência aplicada e da clínica de serviços prestados à população em geral. Para os adeptos da Terapia Comportamental, comportamento é o que uma pessoa faz, o que  diz, o que  pensa e o que ela sente. Logo, esse profissional também leva em consideração os processos cognitivos, sensações, percepções, sentimentos, pensamentos e outros comportamentos.

É possível que a influência de John Watson nas primeiras versões da Terapia Comportamental, a fase embrionária dessa área de intervenção aos problemas psicológicos e a pouca quantidade de atendimentos relatados em artigos científicos ou livros até a década de 70 tenha contribuído para manter a distorção sobre o que é a Terapia Comportamental nos dias de hoje. Muitas pessoas se referem à atual Terapia Comportamental citando características, afirmações e exemplos daquela época. Cabe dizer que, também chamada de Terapia Analítico Comportamental, a Terapia Comportamental é uma forma eficiente de terapia psicológica que tem contribuído muito para o avanço do movimento mundial denominado de  Psicologia Baseada em Evidências, que é a busca de métodos e ferramentas cada vez mais eficientes na Psicologia Aplicada.

Você deve estar se questionando, então, quais são as diferenças entre essas duas modalidades de terapia, Terapia Cognitivo Comportamental e Terapia Comportamental. Pode-se afirmar que, no nível teórico filosófico, vamos encontrar diferenças sim.  Como exemplo, a visão mediacional (de mediação) das cognições sobre outros comportamentos para os terapeutas cognitivo comportamentalistas diverge da visão interacionista dos terapeutas comportamentais, já que esses últimos entendem que devem buscar a compreensão do comportamento ou cognição humana nas relações que o homem estabelece com o mundo que o cerca, não dentro dele mesmo. Contudo, na prática, vemos muitas similaridades entre essas duas formas de intervenção. Técnicas como reformulação de conceitos e reestruturação cognitiva,  que têm, a grosso modo, o objetivo de mudar a forma de a pessoa pensar sobre um determinado assunto, são tão próximas que o leigo na área não perceberá a diferença dessas intervenções. Para mais detalhes sobre as similaridades e diferenças entre Terapia Cognitvo Comportamental e Terapia Comportamental, sugerimos a seguinte leitura: Falcone (2004), Terapias Cognitivo Comportamental e Behaviorista Radical: São diferentes?

Se você estiver estiver buscando Terapia Cognitivo Comportamental em Brasília-DF, mas deseja saber de quais as ferramentas a Terapia Comportamental dispõe, agende uma sessão no Inpa.  Dispomos de profissionais com formação e especialização em Terapia Comportamental, além de ministrarmos cursos na área a profissionais e estudantes de Psicologia.

Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Brasília, DF.