Pesquisa relaciona celular à queda de desempenho escolar

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Pesquisa relaciona celular à queda de desempenho escolar

Uso frequente do celular, segundo pesquisa da Kent State University, é vinculado à ansiedade, notas mais baixas e redução da alegria em estudantes. Nos dias atuais, os smartphones são fundamentais para a vida dos estudantes universitários, mantendo-os constantemente conectados com amigos, familiares e com a Internet. Os telefones celulares dos alunos raramente estão fora de alcance seja na sala de aula da faculdade, biblioteca, centro de lazer, refeitório ou dormitório.  Como o uso de telefone celular continua a aumentar, vale a pena considerar como o uso do dispositivo está relacionado com resultados mensuráveis ​​importantes para o sucesso do aluno, tais como desempenho escolar, ansiedade e felicidade.

     Andrew Lepp, Ph.D., Jacob Barkley, Ph.D., e Aryn Karpinski, Ph.D., pesquisadores da Kent State University,  membros do corpo docente da Faculdade de Educação, Saúde e Serviços Humanos, pesquisaram ​​mais de 500 estudantes universitários . O uso diário de telefone celular foi registrado junto com uma medida clínica da ansiedade e do nível de satisfação de cada aluno com a sua própria vida, ou em outras palavras a felicidade. Finalmente, todos os participantes permitiram aos pesquisadores acessar seus registros universitários oficiais, a fim de anotar a pontuação média real e acumulativa na faculdade (GPA). Todos os alunos pesquisados ​​eram estudantes de graduação e foram igualmente distribuídos por classe (calouro, segundo ano, júnior e sênior). Além disso, segundo relatadas pelos estudantes, oitenta e duas áreas de formação estavam representadas no estudo.

         Os resultados da análise mostraram que o uso do telefone celular foi negativamente relacionado com a GPA e positivamente relacionado com a ansiedade. Em seguida, o GPA foi positivamente relacionado com a felicidade enquanto a ansiedade foi negativamente relacionada com a felicidade. Assim, para a população estudada, de usuários de alta freqüência de telefonia celular tendem a ter menor GPA, maior ansiedade e menor satisfação com a vida (felicidade) em relação aos seus pares que usaram o celular com menor freqüência. O modelo estatístico que ilustrou essas relações foi altamente significativo.

         No início deste ano, uma equipe liderada por Lepp e Barkley também identificou uma relação negativa entre o uso de telefone celular e aptidão cardiorrespiratória. Tomado como um todo, estes resultados sugerem que os alunos devem ser encorajados a monitorar seu uso do telefone celular e refletir sobre isso de forma crítica para que este uso não venha em detrimento do desempenho escolar, a saúde mental e física, e no geral bem-estar ou felicidade.

 (1) O estudo está publicado no periódico Computers in Human Behavior (2014), p. 343-350, DOI: 10.1016/j.chb.2013.10.049 e pode ser acessado pelo link: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0747563213003993.

(2) Texto e imagem  disponíveis no site da Kent State University, postado em 6 de dezembro de 2013: https://www.kent.edu/news/news-detail.cfm?newsitem=C87DA8EB-0E77-DCF2-AAD1C317FB742933.  Traduzido para o Inpa por Jorge Belo Lyra Filho.

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