Uso de entrevista de seleção por competências para formação de equipes internas.

Processo seletivo

seleção

Usualmente uma empresa precisa formar equipes para levar adiante seus projetos. A pessoa responsável pela escolha dos membros da equipe buscará levantar competências técnicas que atendam a necessidade do projeto e conhecer as pessoas que possam atuar nele. Esse levantamento pode ocorrer por meio de um processo seletivo

Os prazos costumam ser muito exíguos e o responsável não terá tempo para processos seletivos longos. Entretanto, como ele saberá identificar as competências comportamentais desejadas nas pessoas a serem avaliadas?

Recorrer à entrevista de seleção para conhecer mais das pessoas é um procedimento muito útil e praticamente a técnica mais utilizada nos processos seletivos. Porém, muitos entrevistadores confiam na sua intuição para selecionar o candidato certo, aumentando o risco na contratação.

As entrevistas tradicionais têm um problema, levantam pouca informação relevante sobre comportamentos. A pessoa, em geral, cita adjetivos ou faz afirmações genéricas. Mas o que ela fez de fato? Muitos dos problemas dentro das empresas tem suas origens em seleção inadequada.

Seleção por competências comportamentais

Uma forma de reduzir esse risco é basear-se na entrevista de seleção por competências comportamentais. Sua vantagem está no fato de se basear em perfil comportamental e na busca por fatos passados na vida dos candidatos que indiquem os comportamentos relevantes para a organização. Por isso, é uma boa alternativa para processos seletivos.

Aliás, ela foi analisada por pesquisas que têm indicado sua superioridade comparativamente às entrevistas desestruturadas. Por isso, se você é um profissional que quer qualidade no seu trabalho desde o momento de formar suas equipes deve conhecer esta técnica.

O princípio original da entrevista é relativamente simples: se uma pessoa executou certos comportamentos no passado, é provável que ela realizará esses comportamentos no futuro.

Como forma de identificar esses comportamentos durante o processo seletivo, o entrevistador deve formular questões abertas, relacionadas ao comportamentos buscados.

Então, ele deve fazer questões como: “Descreva um momento que você foi realmente determinado para….”, “Conte-me…”. Tornando-o capaz de encontrar fatos relevantes nas respostas do entrevistado.

O que parece ser simples guarda seus segredos… você pode saber o que ou como perguntar, mas pode ter dificuldade em reconhecer os comportamentos.

Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil

Inpa- Instituto de Psicologia Aplicada- 

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