Internet tem efeito similar ao de drogas e álcool no cérebro

internet

A análise do cérebro de  jovens classificados como tendo Desordem de Dependência da Internet; revelou alterações nas partes do cérebro relacionadas a emoções; tomada de decisão e autocontrole.

Conforme uma pesquisa realizada na Academia de Ciências da China e publicada na revista científica Plos One

Por meio de ressonância magnética, os cientistas descobriram diferenças na massa branca; parte do cérebro que contém fibras nervosas; dos viciados na rede em comparação a pessoas não-viciadas.

“Os resultados também indicam que o vício em internet pode partilhar mecanismos psicológicos e neurológicos com outros tipos de vício e distúrbios de controle de impulso”, de acordo com o líder do estudo Hao Lei, da Academia de Ciências da China.

“Pela primeira vez, dois estudos mostram mudanças nas conexões neurais entre áreas do cérebro, assim como mudanças na função cerebral, de pessoas que usam a internet ou jogos eletrônicos com frequência”, disse Gunter Schumann, do Instituto de Psiquiatria do King’s College, em Londres.

Os resultados foram similares aos encontrados em estudos com viciados em jogos eletrônicos e em pessoas que usam drogas e álcool em excesso.

Além disso, os pesquisadores acreditam que essas pesquisas podem contribuir em novos tratamentos para o vício em internet.

Inpa- Instituto de Psicologia Aplicada- Brasília, DF

Share

Comente!





× Quer agendar a sua consulta?