Conheça Jordan Peterson o psicólogo canadense com reconhecimento mundial

Quem é Jordan Peterson? 

jordan-peterson

Jordan Bernt Peterson é um psicólogo clínico canadense e professor de psicologia da Universidade de Toronto. 

As principais áreas de estudo de Peterson são a psicologia da anormalidade, social e pessoal.

O psicólogo é autor de obras como: “Mapas do Significado: A Arquitetura da Crença”, de 1999, lançado no Brasil em 2019 e de “12 Regras Para a Vida: Um antídoto para o caos”, lançado em 2018.

Além disso, ele formou-se em ciência política em 1982 e em psicologia em 1984 ambos pela Universidade de Alberta, Canadá. 

Assim sendo, o nome de Jordan Peterson tornou-se conhecido em 2016. 

Quando o estudioso lançou uma série de vídeos em seu canal do YouTube. Na época, ele criticou proposta de lei de autoria do governo.

A proposta de lei tratava de mudança na gramática inglesa tendo em vista os transgêneros. Nesse contexto, Peterson classificou como compulsória e autoritária. 

Os vídeos provocaram grande controvérsia e atraíram a atenção da mídia mundial. 

A polêmica envolvida no nome de Jordan Peterson 

Peterson é um defensor da liberdade de expressão. Assim como, um crítico do coletivismo autoritário. 

Por isso, não por acaso que a fama do psicólogo ascendeu a partir de vídeos que publicou em 2016 criticando o projeto de lei canadense C-16. 

A proposta a sugeria incluir no Código Criminal do Canadá e no Ato de Direitos Humanos medidas protetivas à “expressão de gênero”.

Trata-se de considerar crime a recusa a se referir a um transgênero com o pronome de tratamento que for o preferido por ela ou ele. A crítica de Jordan Peterson sugeriu duas abordagens. 

Por um lado, o projeto estava formulado de maneira vaga. Podendo servir de pretexto a iniciativas de censura. 

E, por outro lado, a prescrição desse hábito como lei é um ultraje à liberdade de expressão.

O assunto é polêmico por si só. Divide opiniões. É, por isso, a série de vídeos atraiu críticas de ativistas transexuais, professores e sindicatos.

Os críticos acusaram Peterson de fomentar a intolerância e o ódio. 

Protestos contra Peterson eclodiram no campus da Universidade de Toronto e, assim sendo, polêmica atraiu a atenção da mídia internacional.

O sucesso no YouTube

jordan-peterson

Jordan Peterson tem feito importantes intervenções públicas comentando assuntos polêmicos. Principalmente em redes sociais 

Aulas, palestras, hangouts e entrevistas viralizam, alcançando uma grandes patamares de visualizações. Aliás, seu conteúdo costuma ser legendado em dezenas de idiomas.

Nesses vídeos postados na internet, Peterson expõe suas ideias sobre liberdade de expressão, politicamente correto, desenvolvimento pessoal, comportamento etc. 

O psicologo costuma atrair a atenção dos internautas por conta de sua sinceridade e maneira descontraída como costuma tratar grandes polêmicas.

Portanto, sua fama pode ser explicada pelo diálogo direto que constrói com jovens.

De acordo com alguns dados, Peterson é um dos grandes intelectuais da atualidade. Não só pela imensa fama alcançada, como também, pelo próprio conteúdo compartilhado.

Inpa- Instituto de Psicologia Aplicada- Brasília, DF

Share

Comente!





× Quer agendar a sua consulta?