Livros da Turma da Mônica falam de medo, ansiedade, tristeza, raiva e luto

Personagens dos livros turma da mônica

A Turma da Mônica está presente da vida dos brasileiros há 60 anos. As revistinhas e livros sempre fizeram parte da infância de muitas pessoas e têm um impacto muito grande na cultura brasileira. 

Maurício de Sousa, o autor, criador e desenhista da Turma da Mônica, sempre tratou de forma didática as diferenças entre as pessoas, incluindo personagens com deficiência visual e motora nas histórias. Nos novos livros da turma, serão abordados sentimentos como ansiedade, medo e luto. O intuito desses livros é que as crianças entendam e lidem, de forma mais leve e lúdica, com esses sentimentos, já que é um assunto difícil até mesmo para os adultos.

Os livros farão parte de uma coleção chamada Bem-me-quer, escrita pela psicopedagoga e arteterapeuta, especialista em Neuropsicopedagogia e Contos Infantis, Paula Furtado. Dessa forma, os contos poderão ser usados por pais, professores, pedagogos e psicólogos infantis para “dar voz a essas emoções” e possibilitar “o acolhimento dos sentimentos da criança e a reflexão”, falou a psicopedagoga.

Além disso, a coleção é composta por 5 livros da editora Girassol e terá ilustrações do Maurício de Sousa.

“Caraminholas na cachola”Ansiedade

Primeiramente, este livro abordará a história de Nando, um menino que acaba de se mudar para o bairro do Limoeiro.  Muito esperto e cismado, Nando sempre tem a sensação de que algo está errado, um dia ele escuta uma conversa de sua tia. Ela diz que o garoto tirou apenas 9.5 na prova de Matemática, e a partir daí, caraminholas começam a crescer em sua cabeça. Como a turma e Nando irão resolver esse problema?

Cpas de livros da turma da Mônica
Capa dos livros “Caraminholas na cabeça” e “Para sempre no meu coração”

“Para sempre no meu coração”– Luto

No entanto, neste livro, a personagem abordada é uma conhecida dos leitores da Turma da Mônica. Dorinha é uma menina muito inteligente e simpática. Como não consegue enxergar, sua avó Zinha lhe mostrou que o mundo é feito de aromas, sons, gostos e sensações além de imagens. Com um final comovente, a história mostrará ao leitor como Dorinha se sairá nas mais diferentes situações.

Tendo luto como tema, o livro abordará a sensação de forma mais ampla, indo além da morte de pessoas queridas ou animais de estimação. Dessa maneira, a história irá mostrar as perdas cotidianas e as frustrações.

“A grande festa”– Tristeza

A nova aluna a escola do Limoeiro, Júlia, não falava nem sorria. Mônica e a turma tentavam se aproximar da menina, mas ela sempre os afastava. Porém, a turma não vai desistir de fazer essa nova amizade e fazer Júlia sorrir. Portanto, qual vai ser a solução que a turma vai arranjar para essa situação?

“Era uma vez uma nuvenzinha…”– Raiva

Esta história irá mostrar uma nuvenzinha roxa feita de mau humor. Ela gosta de pousar na cabeça das pessoas com raiva. Um dia, então, decide passear pelo bairro do Limoeiro e acaba causando um alvoroço. 

Neste livro da coleção Bem-me-quer, o sentimento abordado é a raiva. Então, esse sentimento nos permite perceber se algo está errado ou não está funcionando como o esperado.

“Circuito aventura”– Medo

Ademais, neste último livro, a turma irá para o acampamento do Sítio Circuito Aventura. Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão mostrarão sua coragem e cumplicidade com seus amigos para enfrentar grandes desafios, em meio a planos infalíveis e muita alegria.

Por fim, como último tema a ser tratado nos cinco livros, o medo pode criar desconfortos físicos e mentais. Esse sentimento pode surgir de forma fantasiosa ou real, e a maioria dos medos infantis estão relacionados a inseguranças previamente sentidas, em especial em situações desconhecidas.

Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil.

Share

Comente!





× Quer agendar a sua consulta?