O que é Mindset?

Muito se ouve falar sobre mindset, mas você sabe o que esse termo realmente significa?

mindset

Se desmembrarmos a palavra Mindset teremos o termo “mind”, que significa mente, e o termo “set”, que pode ter inúmeras traduções. Mas a que mais se encaixa neste contexto é configuração.

Portanto, ao pé da letra, podemos dizer que mindset nada mais é do que a configuração da mente.

Em termos práticos, o conceito significa o conjunto de atitudes mentais que influencia diretamente nos nossos comportamentos e pensamentos.

Além disso, é possível descrevê-lo como a mentalidade que cada um de nós tem em relação à vida. 

O termo Mindset significa “modelo mental”. Que nada mais é do que a maneira como uma pessoa pensa. Portanto, é a configuração dos seus pensamentos.

Porém, não se trata de algo definitivo: estamos em constante evolução e essas “configurações” podem ser reajustadas com o tempo. 

Assim, é a partir daqui que enfrentaremos as mais diversas situações do cotidiano. Também será através dele que seremos capazes de tomar decisões.

Nossa visão de mundo não depende somente do que enxergamos através da nossa retina: ela é baseada em crenças, valores e opiniões incorporados durante o nosso desenvolvimento.

Você sabia que é possível obter sucesso através do conhecimento do seu mindset?

A ideia de obtenção de sucesso por meio do  mindset vem de uma filosofia desenvolvida pela psicóloga Carol S. Dweck,.

Atualmente, a psicóloga é reconhecida internacionalmente pelos seus esforços nesta área do conhecimento. 

A estudiosa e professora de psicologia da Universidade de Stanford nos Estados Unidos, explica que o mindset mostra o modo otimista ou pessimista de enxergar diversas situações da vida e de como se portar diante delas. 

Assim sendo, cada indivíduo terá seu próprio mindset.

De acordo com Carol S. Dweck, o sucesso, nas mais diferentes áreas da vida, não está exclusivamente vinculado a um talento ou habilidade especial. 

Na verdade, está relacionado com a maneira como encaramos a vida.

O conjunto de ideias, crenças e valores que uma pessoa possui é responsável pelo seu mindset, que pode ser traduzida como modelo mental predominante. 

Esse modelo é responsável pela maneira como o indivíduo compreende, enxerga e julga tudo o que acontece em sua vida, motivando suas decisões e atitudes. 

Trata-se da percepção que cada um tem da realidade em que está inserido, norteando sua vida.

Após pesquisar durante muitas décadas, a especialista que é referência no assunto, chegou à conclusão de que existem dois tipos de mentalidades distintas: a fixa e a progressiva.

Mindset fixa

mindset

O primeiro grande grupo é formado por aqueles que possuem uma atividade mental fixa.

A atividade mental fixa faz com que os indivíduos acreditem que se não nascem com determinadas capacidades e dons, naturalmente, também não podem desenvolvê-los ao longo do tempo. 

Conforme a definição de Carol Dweck, designa as pessoas resignadas, que aceitam as condições que lhe são impostas.

Quando uma pessoa possui seu mindset fixo quer dizer que ela acredita que sua capacidade, habilidade e inteligência são imutáveis. 

Ou tem habilidade ou não tem.

Sabe aquela sensação de conformidade? 

“Ah, do jeito que as coisas estão, fica bom para mim”. “Por que vou querer mudar de vida, se assim consigo pagar minha contas?”. São comuns em indivíduos com atividade mental fixa.

Normalmente, é um perfil composto por pessoas inseguras. Assim sendo duvidam frequentemente de suas capacidades. 

Por exemplo, se apresentarmos um problema difícil de resolver para um grupo de crianças com mentalidade fixa, elas acreditam que não podem fazer nada sobre, uma vez que a solução do problema depende de habilidades acima de suas capacidades.

Mindset de crescimento ou progressiva

mindset

O segundo tipo de mentalidade é chamada de progressiva ou de crescimento. 

Ao contrário da mentalidade fixa, as pessoas com esse tipo de pensamento acreditam que seus talentos e habilidades podem ser desenvolvidos. Desde que, haja paciência, foco, esforço e dedicação. 

Portanto, um indivíduo com esse mindset tem a aptidão para transformar a dificuldade em uma oportunidade de aprender e evoluir. 

E a sensação positiva?

“Nenhuma situação é tão boa que não possa melhorar” e “Não estou feliz com minha situação atual, vou lutar para mudá-la” são alguns dos pensamentos comuns ao mindset de crescimento.

O fato de tentar, tentar e tentar, nunca desistir, e mais do que isso, aprender com cada um desses erros, a transforma em sua maior virtude.

Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil

Inpa- Instituto de Psicologia Aplicada-

Share

Comente!





× Quer agendar a sua consulta?