Vídeos de realidade virtual podem aliviar ansiedade pré-operatória em crianças

A ansiedade pré-operatória em crianças

ansiedade-pré-operatória-em-crianças

Um tour de realidade virtual na sala de operação antes da anestesia ajudou a reduzir a ansiedade pré-operatória em crianças com cirurgias marcadas, que participaram de um ensaio clínico publicado na BJS (British Journal of Surgery).

Pela imaturidade e despreparo é comum que as crianças tenham muito medo de realizar intervenções cirúrgicas. Sem contar que, é comum que qualquer um que esteja prestes a realizar uma cirurgia tenha medo e ansiedade pré-operatória.

Por isso, no caso de crianças, é importante que os pais busquem maneiras de amenizar a ansiedade pré-operatória em crianças.

Setenta crianças programadas para cirurgias eletivas sob anestesia geral foram randomizadas para um grupo controle. Assim sendo, receberam um informativo convencional sobre anestesia e cirurgia.

Enquanto que, o outro grupo assistiu a um vídeo de 4 minutos de realidade virtual. O vídeo explicava o que está na sala de operações de uma maneira amigável. Visando a diminuição do nervosismo perante a cirurgia.

“Práticas médicas tem mudado muito com convergências a TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação – e cuidados de saúde,” aponta Dr. Sung-Hee Han, autor sênior do estudo. “O estudo mostrou como medicina e TCI podem se organizar para alcançar significância clínica. Outros estudos e investigações são esperadas conforme essa tendência atual.”

Dessa forma, a aplicabilidade da realidade virtual na saúde humana traz diversos benefícios, em diversos patamares.

Tradução: Leonardo Murilo Leão – Acadêmico de Psicologia da PUC – GOIÁS

Inpa- Instituto de Psicologia Aplicada- Brasília, DF

Share

Comente!





× Quer agendar a sua consulta?