Você é imediatista? Cuidado ao beber.

De acordo com um estudo publicado na revista Journal of Experimental Social Psychology, pessoas imediatistas – aquelas que geralmente respondem mais em função de conseqüências a curto prazo em detrimento das tardias, mesmo que estas sejam mais significativas – tem uma tendência maior a agir agressivamente quando estão bêbadas.

Participaram da pesquisa cerca de 500 participantes que responderam a uma escala sobre sua consideração a respeito de conseqüências em longo prazo. Em seguida, parte deles recebeu uma bebida com grande quantidade de álcool misturado. A outra parte recebeu uma outra bebida, com uma quantidade muito pequena de álcool, mas com uma substância que dava a sensação de ter muito. Ambos os grupos acreditavam estar ingerindo diversas bebidas misturadas.

Na segunda etapa do estudo, todos os participantes jogaram em um programa de computador que simulava choques elétricos contra um adversário do mesmo sexo, que não existia.

Aqueles que ingeriram a bebida com maior quantidade de álcool deram choques no adversário com maior freqüência do que aqueles que ingeriram o placebo e obtiveram resultados semelhantes na escala de consideração sobre as conseqüências a longo prazo.  Isto indica, segundo o autor, que quem pesa cuidadosamente as conseqüências de suas ações tem menor probabilidade de agir agressivamente quando beber.

Com informações: LiveScience

Share

Comente!